O Índice de Preços dos Supermercados (IPS/APAS), calculado pela APAS/FIPE, apresentou alta de 0,84% em junho, quando comparado ao mês de maio. Mesmo com a elevação, o departamento de Economia e Pesquisa da Associação Paulista de Supermercados (APAS) prevê desacelaração nos próximos meses.
“De modo geral, a inflação nos seis primeiros meses do ano indica que os preços nos supermercados devem permanecer em ritmo de elevação moderada. Junho, tradicionalmente, apresenta aumento no valor dos produtos in natura. No último mês, problemas climáticos também afetaram algumas culturas agrícolas no Brasil e no Estado de São Paulo”, explica o diretor de Economia da APAS Martinho Paiva Moreira.
Para Moreira, a evolução de preços neste segmento ainda reflete fatos isolados e não persistentes. “A previsão para os próximos meses é que haja uma acomodação na evolução dos preços dos produtos, contribuindo para um comportamento mais estável ao longo de 2012”, diz.
Variação de preços
Isoladamente, as elevações de preços mais expressivas neste mês ficaram com as carnes suínas, frango, pescados, derivados do leite, café em pó, açúcar, sardinha em lata, frutas, legumes, tubérculos, verduras, sabonete e bebidas alcoólicas. Por outro lado, quedas de preços foram verificadas em leite, feijão, chocolate, pão francês, biscoitos, azeite de oliva, macarrão, laranja e molho de tomate.
A proporção do número de variações negativas de preços em junho foi de 38,64%, inferior à média, que é de 44,05%. Em junho de 2010 o percentual foi de 38,5%, e em junho de 2011 foi de 47,5%.
Veja aqui a íntegra do Índice de Preços nos Supermercados (IPS) do mês de junho.
