O Índice de Preços dos Supermercados (IPS), calculado pela APAS/FIPE, apresentou em agosto elevação de 0,75%, após ter apontado alta de 0,36% em julho. No entanto, o percentual de itens com variações negativas neste mês foi de 32,27%, inferior à média, que é de 44,45%.
Em agosto de 2010, o IPS havia apresentado retração de 0,61% – percentual inferior ao apresentado neste ano. “Para o mês de agosto era esperado um recuo mais expressivo da inflação. No entanto, verificou-se uma aceleração em relação a julho”, explicou o diretor de Economia da APAS, Martinho Paiva Moreira.
Em 12 meses a variação dos preços dos supermercados atingiu 7,62%, e de janeiro a agosto a variação foi de 2,01%. “A variação positiva reflete a pressão constante dos preços de algumas categorias. Há indicações de que os preços sofram adequação nos próximos meses de setembro, outubro e novembro, contribuindo para o controle dos preços até o fim do ano”, concluiu o diretor.?
Os preços dos produtos semielaborados (carnes, cereais e leite) apresentaram elevação de 2,54%, enquanto os preços dos alimentos industrializados apontaram alta de 0,45% e os hortifrutigranjeiros (produtos in natura), queda de 1,61%. Os valores das bebidas alcoólicas tiveram recuo de 0,39% e as bebidas não-alcoólicas, alta de 0,52%. Produtos de limpeza subiram 0,55% e os artigos de higiene e beleza 0,46%.
Confira aqui o IPS do mês de agosto.
