Nesta quinta-feira (2 de fevereiro), aniversário de Itu, no interior de São Paulo, o município ganha de presente uma sacola gigante da Campanha Vamos Tirar o Planeta do Sufoco. A escultura – obra da Attack Intervenções Urbanas e do artista plástico Eduardo Srur – tornou-se símbolo da campanha contra o uso de sacolas descartáveis nos supermercados do Estado de São Paulo. A obra permanecerá na Praça Padre Miguel (Praça da Matriz), próximo ao Orelhão – ponto turístico que deu a fama de “cidade do exagero” onde tudo é grande –, e poderá ser vista e fotografada por qualquer cidadão que passar pelo local.
A iniciativa é da Associação Paulista de Supermercados (APAS) e conta com o apoio da Prefeitura Municipal e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A sacolona tem mais de 4 metros de altura, pesa mais de 600 kg e é feita com material reciclado.
Em entrevista ao Blog da Campanha e ao Portal APAS, a secretária do Meio Ambiente de Itu Patrícia Otero comemora a instalação da obra na cidade, que integra os festejos do seu 402º aniversário. “Nossa parceria com a APAS e com o Ministério Público e a Promotoria de Justiça do Meio Ambiente local visa contribuir com a conscientização ambiental dos moradores da cidade”, afirma. Ela ressalta que o objetivo é fortalecer a iniciativa da APAS, dando foco para evitar o desperdício, reduzir o consumo de embalagens e reutilizar materiais sustentáveis. Vale lembrar que o tema do aniversario de Itu este ano é a sustentabilidade e o meio ambiente.
Na capital, 12 sacolonas estão espalhadas por várias regiões, e em Santos, no litoral paulista, há uma localizada no Aquário Municipal. O objetivo é conscientizar a população para que deixem de usar sacolas descartáveis, estimulando os consumidores a encontrar formas alternativas para transportar suas compras. Desde 25 de janeiro os supermercados de todo o Estado já não distribuem mais aos consumidores essas embalagens.
Aniversário
Itu, no interior de São Paulo, festeja 402 anos em 2 de fevereiro e traz diversas atrações à população. O tema da festa é a sustentabilidade e haverá ações esportivas, culturais, de lazer, inaugurações e eventos ambientais, como plantio de mudas nativas.
Legenda da foto acima: Sacola reutilizável gigante exposta em Itu, ao lado do famoso “Orelhão de Itu”, atrativo turístico mais famoso da cidade
