Editorial publicado nesta quarta-feira (1º de fevereiro) no jornal Folha de S. Paulo traz a opinião do presidente da Associação Paulista de Supermercados (APAS) João Galassi sobre a Campanha Vamos Tirar o Planeta do Sufoco, desenvolvida pela entidade e que conta com o apoio do Governo do Estado e de 130 prefeituras municipais.
O presidente João Galassi diz que a opção pela substituição das sacolas descartáveis é o ponto mais sensível para o cumprimento das normas de gestão de resíduos, que começam a vigorar em 2014, deixando de despejar no ambiente 7 bilhões de sacolas ao ano no Estado de São Paulo. “O foco da ação está no fim da cultura do descarte. Iniciamos com um projeto-piloto em Jundiaí e o resultado desse trabalho foi extremamente positivo, conforme demonstrado pela pesquisa Ibope Inteligência”, afirma.
Em Jundiaí, 77% dos moradores aprovaram a iniciativa, 83% apoiaram a expansão da campanha para outros segmentos de comércio, 52% perceberam a cidade mais limpa e 86% consideraram um bem para a sociedade a não utilização de sacolas descartáveis.
Ele esclarece que a Campanha também ganhou o apoio de entidades da sociedade civil organizada, de órgãos oficiais ambientalistas e de ONGs que se dedicam ao ambiente. “O ápice das ações em 25 de janeiro não foi o fim da campanha. Inicia-se agora uma nova fase que comprovará quanto o legado da mudança de hábito do consumidor trará benefícios ao meio ambiente.”
