A primeira gestão de João Galassi à frente da presidência da APAS teve início em setembro de 2010 com a criação das Diretorias de Apoio à Gestão, o que gerou maior participação, descentralização de decisões e definição de projetos e responsabilidades. Ao todo, 18 diretorias assumiram 50 projetos prioritários, dos quais a maioria já foi concluída com sucesso. Na próxima sexta-feira (31 de agosto), o presidente Galassi toma posse na sede da APAS, em São Paulo. A nova gestão (2012-2014) tem início em 1º de setembro.
O Portal APAS publica nesta semana uma série especial de reportagens sobre as ações das diretorias da entidade. No trabalho desenvolvido para o aprimoramento do setor destacam-se, por exemplo, a Escola Digital de Supermercados (E-Super); as Caravanas APAS e o Guia da Loja Verde; na melhoria do relacionamento com o consumidor vale citar a campanha “De Olho na Validade”. De outro lado, o setor supermercadista paulista cumpriu seu papel de auxiliar os Governos Federal e Estadual em seus programas de redução de impactos ambientais, criando campanhas e promoções pelo uso de sacolas reutilizáveis, assim como no apoio à implementação da Lei Estadual Antiálcool.
Entidade desenvolve projetos com foco institucional
Na série de reportagens sobre o balanço de dois anos de João Galassi, o Portal APAS publica hoje (28 de agosto) as principais ações de apoio institucional: o lançamento da Revista Acontece APAS, com foco 100% institucional; a criação do departamento de Economia e Pesquisa e o aumento da representatividade no comércio do Estado.
Sob a coordenação do diretor de Comunicação Orlando Morando, em maio de 2011 nasceu a Revista Acontece APAS, com foco nas atividades da entidade e nas ações pessoais dos associados. Esta publicação mensal difere do conteúdo editorial da Revista SuperVarejo, voltado ao mercado do varejo, e a tiragem é de sete mil exemplares. Desde então, a Acontece APAS representa um novo veículo de comunicação com os associados e demais públicos, como fornecedores, entidades parceiras e órgãos públicos. Acesse aqui as edições da revista.
Já com a missão de estruturar dados e documentar informações do setor, assim como o trabalho realizado pelos supermercadistas, foi criada em 2010 a Diretoria de Economia e Pesquisa. O diretor Martinho Paiva Moreira comprova, portanto, o avanço alcançado pelo setor. A partir da contratação do economista Rodrigo Mariano, em abril de 2011, também houve o desenvolvimento e a estruturação do departamento, servindo de apoio na comunicação com a imprensa e subsídio às demandas internas da APAS.
Entre os destaques da área estão a análise dos indicadores Índice de Preços dos Supermercados (IPS), Índice de Vendas nos Supermercados (IVS) e a Pesquisa de Confiança dos Supermercados. Um dos projetos mais esperados é o Censo do setor supermercadista, a ser lançado nos próximos meses, que possibilitará o atendimento aos associados de maneira a satisfazer as particularidades existentes entre as regiões do Estado e os perfis de empresas, entre outros pontos. Trata-se de um levantamento de todos os estabelecimentos supermercadistas de São Paulo, contendo perfis, suas características e desempenhos.
E por último, desde o início da primeira gestão (biênio 2010-2012) a APAS vem discutindo questões sindicais, o que culminou no convite recebido em maio do ano passado pelo presidente João Galassi, aceito prontamente, para assumir a diretoria do Centro do Comércio do Estado de São Paulo (Cecomercio) da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP) – entidade com forte representatividade no comércio paulista. Entre as ações dos diretores de Relações Sindicais Eduardo Kawakami e Aparecido Omote estão ampliar a parceria entre as entidades e desenvolver cursos específicos para os supermercados a partir da estrutura de ensino do SESC e SENAC.
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