No começo do ano, o presidente da Associação Paulista de Supermercados (APAS) falou para um público seleto de 250 profissionais que participavam de um seminário internacional de varejo, realizado no Harvard Club New York. Na ocasião, João Galassi afirmou que era preciso unificar e fortalecer a voz do setor.
Fortalecendo esta ideia, o presidente mostrou por diversas oportunidades a carência do setor e os benefícios desta união. “Temos inúmeras boas associações setoriais, institutos, meios acadêmicos, consultorias, Federações e Confederação realizando trabalhos incríveis no varejo, mas não temos uma consolidação destes trabalhos para mostrar em Brasília a importância do setor no cenário econômico atual”, disse.
João Galassi ainda complementou e afirmou que “Falta uma pauta unificada do varejo brasileiro, para apresentar quais são seus reais números e sua importância para economia, aliás, falta até uma definição do que é varejo. A inexistência dessa voz reflete exatamente em prejuízos, onde vemos inúmeros CPFs e CNPJs comprando produtos fora do Brasil, tudo isso simplesmente devido ao custo de aquisição, ou seja, estamos diante de uma anomalia”.
O discurso do presidente da APAS , que aproveitou o público brasileiro num evento paralelo a NRF’s Annual Convention & Expo (NRF), um dos eventos varejistas mais importantes do mundo, realizado em janeiro, na cidade de Nova York, ganhou corpo ao longo do primeiro semestre de 2014. No evento realizado no Espaço APAS Centro de Convenções, em fevereiro, o presidente do Grupo Padrão, Roberto Meir, ressaltou a importância do setor varejista para o PIB do País e fez menção ao presidente da APAS. “Aqui temos lideranças fortes e trata-se do momento ideal para todos os setores do varejo se unirem, como bem disse o João Galassi nos Estados Unidos”,elogiou.
Agora o tema será debatido na Brazilian Retail Week (BRWeek), evento realizado entre os dias 28 e 30 de julho, no Hotel Transamérica, em São Paulo. João Galassi é um dos convidados a participar da sala Marketing, Comportamento e Consumidores, cujo tema será Em busca de uma visão única para o desenvolvimento do varejo brasileiro. O presidente da APAS terá a companhia do presidente da ABRASCE, Luiz Fernando Pinto Veiga; da presidente da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Cristina Franco; além do vice-presidente e coordenador Geral do Conselho do Varejo – ACSP – Associação Comercial, Nelson Felipe Kheirallah e da diretora executiva do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), Fabíola C. Xavier.
ABRAS abordará o tema
A 48ª Convenção Nacional de Supermercados da ABRAS, que será realizada entre os dias 16 e 18 de setembro, no Bourbon Convention & Resort, em Atibaia, São Paulo, também debaterá a “voz única do varejo” com líderes e executivos do setor. O tradicional evento ainda contará com a presença de John Mackey, co-CEO da Whole Foods Market, uma das mais famosas e bem geridas redes de supermercados do mundo.