Uma pesquisa do IBOPE Mídia revelou o perfil dos brasileiros que costumam consumir chocolate com maior frequência. Segundo o levantamento, os consumidores com idade entre 12 e 19 anos são mais fanáticos pelo doce, tendo 77% deles obtido o produto nos últimos sete dias, enquanto na população com faixa etária de 20 a 24 anos, o chocolate foi consumido na última semana por 73% entrevistados. A menor participação foi a dos consumidores com idade entre 55 e 64 anos. Apenas 53% declararam ter degustado o produto no período considerado.
Por classe social, 69% da população das faixas A e B degustaram chocolate nos últimos dias. O mesmo ocorreu com 66% dos entrevistados da classe C e com 57% dos consumidores das classes D e E. A pesquisa, que ouviu 18.884 pessoas, confirmou ainda que as mulheres são mais “chocólatras”: 71% das entrevistadas consumiram chocolate no período considerado pelo IBOPE, contra 61% registrado com os homens.
Dividindo os consumidores por regiões – o IBOPE realizou entrevistas em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza e Brasília –, a pesquisa aponta os curitibanos como os maiores fãs de chocolate – 73% deles consumiram o produto nos últimos sete dias. Em seguida estão os paulistanos (71%) e os recifenses (70%). A população do Rio de Janeiro é a que menos se interessa pelo doce (63%).
Preferências
Entre as pessoas que consumiram chocolate nos últimos sete dias, 82% preferiram o tipo tablete puro. Em segundo lugar aparecem os bombons (72%), seguidos de barras recheadas (55%).
Fonte: Diário do Grande ABC
