Máquina de Vendas – empresa que reúne as redes Ricardo Eletro, Insinuante e City Lar, com 750 lojas no país – começou neste domingo (19 de junho) uma campanha de lavadoras de roupa e espera aumentar as vendas entre 30% e 40%. Os primeiros meses do ano já registraram alta de vendas, e a empresa quer aproveitar o inverno, época de pico na demanda pelo produto.
Segundo a consultoria GfK, a venda de máquinas de lavar cresceu 19% em volume entre janeiro e abril, em comparação ao mesmo período de 2010. Essa foi a maior alta no setor de linha branca no quadrimestre. “As regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste vêm puxando as vendas”, informou Oliver Römerscheidt, da GfK. Hoje, essas regiões representam quase 14% das vendas em unidades. Em 2009, essa fatia era de 8,6%.
Parcelamento ajuda nas vendas
A líder de linha branca Whirlpool, dona de Brastemp e Consul, afirmou que entre janeiro e maio a venda de lavadoras cresceu mais de 20% e a de microondas, 15% em unidades. “O varejo está esticando o prazo de pagamento dos eletrodomésticos, o que favorece as vendas, porque o consumidor quer saber se a parcela cabe no bolso”, diz Claudia Sender, diretora de marketing da Whirlpool. Segundo ela, até janeiro, 25% dos anúncios de linha branca ofereciam produtos em mais de 12 vezes com juros. Em abril, esse percentual cresceu para 40%.
Na Ricardo Eletro, as vendas acima de 12 vezes com juros são as preferidas do consumidor. Já na Salfer, dona de mais de 200 lojas em Santa Catarina e no Paraná, a opção de 18 vezes com juros é a mais procurada em linha branca. Segundo Sergio Bittencourt, diretor comercial da Salfer, a indústria já sinalizou aumento de preços. “Mas não há espaço para isso agora, quando a economia está em desaceleração”, disse.
Fonte: Valor Econômico
