O segundo dia do NRF Retail’s Big Show foi especial para a delegação brasileira. Segundo números divulgados pela organização do evento até o momento, o Brasil tem a maior delegação estrangeira na #nrf17, com 1.306 participantes, ficando atrás somente dos Estados Unidos, país sede, com 25.891 participantes. Em terceiro lugar ficou o Canadá, com 1.176 participantes. O que mostra que, apesar da crise, o empresário brasileiro busca conhecimento e inspiração para fazer um varejo melhor no Brasil.
Aliás, os números do Big Show impressionam: em sua 106ª edição, o evento reúne cerca de 35 mil pessoas, 510 expositores, 118 patrocinadores, 300 palestrantes, 3.300 empresas de varejo e 94 países, durante três dias, em Nova York.
Líderes que inspiram
Uma das sessões mais concorridas desta edição do Big Show foi o bate-papo entre Kip Tindell, CEO da Container Store e chairman da NRF, e Sir Richard Branson, fundador do Virgin Group. Entre os inúmeros insights e aprendizados compartilhados, o empresário destacou a importância das empresas terem ao menos 40% dos seus conselhos de administração composto por mulheres; comentou sobre a importância de se delegar logo cedo – isso ele aprendeu devido a uma necessidade pessoal, pois ele é dislexo. Ele ainda deixou mensagens valiosas sobre inovação, como “Falhar é a melhor maneira de aprender”, “As pessoas trabalham melhor quando sentem orgulho da empresa para a qual trabalham”, e “Mudar o mundo começa com um pequeno grupo de pessoas que se recusam a aceitar o inaceitável”.
“Branson abriu o bate-papo com uma história deliciosa: muitos anos atrás ele fez uma brincadeira de 1º de abril, avisando à imprensa que tinha criado uma caixa capaz de armazenar milhares de músicas. Chamou de music box. Mas Steve Jobs levou a brincadeira a sério, mandou sua equipe trabalhar no iPod e com isso ajudou a quebrar as lojas Virgin que vendiam música. E deixou uma lição: ‘Sua empresa precisa estar revolucionando-se perpetuamente, porque senão seu concorrente vai fazer isso’”, destacou Luiz Alberto Marinho, sócio-diretor da GS&BW, empresa especializada em Shopping Center.
O futuro agora
Na palestra “Como Dados e Tecnologia Proporcionam Experiências Incríveis para os Clientes”, o CEO da Intel, Brian Krzanich, mostrou como a experiência de compras do futuro próximo será viabilizada pelo dueto tecnologia e analytics, incorporando a perspectiva do cliente.
A Intel apresentou o Tally, capaz de diagnosticar estoques, coletar dados e evitar rupturas dentre outros usos. Outros recursos tecnológicos operacionais incluem óculos utilizados pela equipe de reposição integrados ao inventário para suporte ao abastecimento.
A essência do varejo: de pessoas para pessoas
Danny Meyer, CEO do Union Square Hospitality Group, e fundador da rede de restaurantes Shake Shack, entre outros, encerrou o segundo dia de palestras da 106ª edição do NRF Retail’s Big Show. O restauranteur deu a sua “receita” de sucesso: “A receita é a seguinte: 49% produto e 51% hospitalidade. Quando você inverte, você comoditiza seu negócio”, alertou. Segundo o empresário, as pessoas não entram no seu estabelecimento por que precisam, mas por que você as trata de forma diferenciada e cuida para que elas se sintam bem. “As pessoas querem ser amadas”, disse Meyer.
No segundo dia de Big Show, fica a mensagem de que o futuro hightech já chegou para potencializar ainda mais a eficiência e a produtividade do varejo, mas que ainda não poderá substituir o ativo mais importante: pessoas, autenticidade e afetividade.
Fonte: assessoria de imprensa do Grupo GS& Gouvêa de Souza