Redes varejistas apostam
em lojas 24 horas
As redes de varejistas apostam na abertura de lojas 24h. Os grandes varejistas como o Carrefour, estão aderindo. A rede francesa de supermercados inaugurou no último dia 13 de junho, no Brooklin, em São Paulo, sua primeira loja 24h, uma das intenções é de fortalecer sua imagem e marcar presença na capital paulista.
O setor que mais fatura com as vendas da madrugada é o da alimentação. A rede Fran´s Café tem 70% de suas lojas no formato 24h e 30% do total das vendas acontece durante a madrugada. Hoje será inaugurada mais uma loja desse tipo, no Morumbi, e até o final do mês de agosto serão abertas outras cinco com essa proposta. E é com essa estratégia que a rede pretende crescer. “O mais importante é marcar presença e dar visibilidade à marca. As pessoas pensam em Fran´s café e já imaginam lojas 24h, porque criamos essa imagem com o cliente. Assim, quando ele pensa em tomar café de madrugada, o Fran´s é a primeira opção que vem a sua mente. É uma ação estratégica, e assim as pessoas passam a freqüentar o Fran´s em todos os horários”, analisa José Henrique Ribeiro, diretor geral da rede.
O Burger King tem uma loja 24h na capital paulista. Luiz Guilherme Batalha acredita que esse formato é interessante não apenas pelo fato de as vendas da madrugada representarem 30% do total. “Você estar aberto durante 24h é praticamente um anúncio, é uma estratégia de marketing que permite que seu logotipo fique aceso dia e noite”, frisa. A rede tem planos de inaugurar outras lojas desse tipo em São Paulo. “Existem algumas localizações que podem repetir o modelo da loja 24h. Estamos em negociações avançadas em alguns locais”, afirmou Batalha.
Outra gigante do setor de alimentação, o Habib´s tem 12 lojas que ficam abertas durante a madrugada, de um total de 284. De acordo com João Augusto Ribeiro Penna, diretor de Expansão da rede, além de proporcionar maior visibilidade ao nome da empresa, esse formato também é uma solução econômica “O faturamento da madrugada dilui os custos fixos. A madrugada representa, em média, 30% a mais nas vendas”, apontou.