As “Lojas Verdes” do Grupo Pão de Açúcar foram projetadas e construídas para incorporar todas as práticas de consumo consciente da empresa. A primeira a receber a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), que avalia os critérios e padrões de construção sustentável, foi a de Indaiatuba, no interior paulista. Foi a porta de entrada para outras duas unidades alcançarem o mesmo certificado: Vila Clementino (zona sul) e, recentemente, São Camilo, localizada em Cotia (Região Metropolitana de São Paulo).
A loja do Pão de Açúcar São Camilo, assim como as outras, conquistou o certificado LEED como resultado das iniciativas da GPA Malls & Properties para a adoção de diferenciais de sustentabilidade em sua implantação. O LEED é reconhecido mundialmente por promover orientações ambientais criadas pelo U.S. Green Building Council, renomada instituição internacional para desenvolvimento de construções verdes.
Com a adoção das tecnologias sustentáveis, a unidade São Camilo garante a redução de mais de 50% no consumo de água potável e 15% de energia. Neste sentido, todas as novas lojas do Pão de Açúcar adotam diferenciais de sustentabilidade em sua construção e operação. Além das três unidades reconhecidas pelo LEED, outras quatro lojas estão em processo de certificação.
“Com investimento de mais de R$ 100 milhões para a implantação das Lojas Verdes, a GPA Malls & Properties acredita nas práticas de sustentabilidade como um diferencial de negócios, que traz resultados não só no relacionamento com os clientes, mas também no custo de operação da loja, a partir da redução de consumo de energia, água e outros benefícios”, explica o presidente da GPA Malls & Properties, Alexandre Vasconcellos.