A loja verde do Pão de Açúcar em Indaiatuba, no interior de São Paulo, foi a vencedora da categoria “Arquitetura e Construção” do Prêmio GreenBest 2011, considerado uma das maiores premiações voltadas à sustentabilidade no País. Também disputavam o prêmio a Casa Natura Santo André, o Parque Ecológico Imigrantes e o Centro de Cultura Max Feffer.
O júri acadêmico reuniu profissionais reconhecidos por seu trabalho e liderança na área de meio ambiente, como os jornalistas Aline Ribeiro, da revista Época, André Trigueiro, da GloboNews, Andrea Vialli, de O Estado de S. Paulo, Denis Russo, da Veja, e Marcos Sá Corrêa, do site O Eco, além de integrantes de empresas certificadoras, de organizações ligadas ao manejo florestal, de consultores e da ex-ministra Marina Silva.
Inaugurada em junho de 2009, a unidade de Indaiatuba foi a primeira loja verde da América Latina. Toda a energia usada no estabelecimento provém de fontes renováveis, as telhas possuem uma manta isotérmica e alta capacidade reflexiva, amenizando a temperatura no interior do supermercado, as torneiras e válvulas são inteligentes, diminuindo em 40% o consumo de água, e o mobiliário foi produzido com madeira certificada. A loja também possui postos de coleta para pilhas e baterias e privilegia, em seu estacionamento, as bicicletas e os carros que usam biocombustível.
