No último dia 16 de março, supermercadistas de Americana, na Região Metropolitana de Campinas (RMC), reuniram-se na sala de eventos do Hotel Áustria a fim de discutir a implantação da campanha “Vamos Tirar o Planeta do Sufoco” no comércio varejista da cidade.
Durante o encontro, uma equipe da SOLAM Soluções Ambientais apresentou aos empresários do setor a situação atual do uso das sacolas plásticas e as implicações do seu descarte no meio ambiente, bem como mostrou os exemplos de campanhas já realizadas com sucesso em outros municípios do Estado, como Jundiaí.
O vice-diretor da APAS Regional Campinas e diretor da Rede São Vicente, Maurício Cavicchiolli, apresentou uma proposta de campanha para Americana, com divulgação e ações de conscientização nas lojas e nas escolas das redes estadual e municipal de ensino. Os empresários participantes puderam opinar e esclarecer dúvidas sobre estas ações.
De acordo com Cavicchiolli, o termo de cooperação será assinado esta semana para, ainda no mês de março, a campanha entrar em operação. “Neste encontro reunimos a maioria dos supermercadistas da cidade, cerca de 80%, que concordaram com a nossa proposta de campanha. A participação dos pequenos e médios supermercados é de fundamental importância”, afirmou.
Estiveram presentes representantes dos supermercados Falcão, Independência, Meio Preço, Mercado Nova Aliança, Mercado Riviera, Mercado Smart, Novo Mundo, Padovani, Pague Menos, Pão de Açúcar, Paulistão, São Vicente, Varejão Tatu, Yalem e Zanini.
Lei Municipal
A Lei Municipal 5.026/10 proíbe o uso de sacolas plásticas em Americana a partir de 5 de junho deste ano. Em substituição às sacolinhas, os supermercadistas devem oferecer aos consumidores somente alternativas sustentáveis para acondicionar as compras, tais como sacolas biodegradáveis, ecobags e caixas de papelão.
A estimativa é que com a vigência da lei, válida para todos os estabelecimentos comerciais do município, Americana deixe de descartar no meio ambiente cerca de 60 toneladas mensais de sacolas plásticas.