Depois de investirem em produtos exóticos, decoração agradável e centros de degustação, os supermercados brasileiros apostam na tecnologia para eliminar aquela que é considerada entre os empresários a última barreira para a completa satisfação do consumidor: a fila. Em alguns estabelecimentos do país, já está em fase de testes um sistema que calcula o valor total da compra dentro do próprio carrinho.
A tecnologia é similar à utilizada em lojas de departamento para impedir o furto de mercadorias. Um chip com capacidade de 2MB a 3MB é colocado em cada produto. Ao ser depositado no carrinho, um pequeno computador acoplado ao carrinho faz a leitura do chip, que contém informações sobre preço, fabricante, valor nutricional, entre outras. Ao final, a máquina calcula automaticamente o preço total dos produtos escolhidos, bastando ao consumidor apenas efetuar o pagamento total no caixa.
Chamada de identificação por radiofrequência (RFID, na sigla em inglês), a tecnologia já vem sendo testada em grandes redes, como o Walmart. “O mais interessante é que você pode investir em publicidade cruzada. Se o cliente compra uma massa de macarrão, por exemplo, o computador pode automaticamente apresentar sugestões de combinação, como molho de tomate”, explica o pesquisador Rafael Salloum, da empresa Fotosensores, especializada em tecnologia RFID.
Pesquisas de marketing comprovam que a fila nos checkouts é a maior reclamação entre clientes. “Por mais que o tempo gasto em uma fila seja pequeno em relação ao tempo total gasto no supermercado, existe um choque de sensações forte para o consumidor. Após passar horas agradáveis, ele se vê obrigado a esperar em uma fila, o que pode ser irritante. Esse momento pode arruinar a compra”, analisa o professor de Marketing Estratégico do Ibmec, Marco Antônio Machado.
Fonte: Portal Uai
