O gigante varejista francês Carrefour informou uma alta de 57% em seu lucro líquido no ano passado, para 433 milhões de euros (US$ 600,5 milhões), de 276 milhões de euros em 2009. O lucro operacional antes de impostos da companhia, um número observado pelos analistas, avançou 9,3%, para 2,97 bilhões de euros, contra 2,72 bilhões de euros em 2009. De acordo com a companhia, os cortes de custos ajudaram a compensar o impacto de encargos extraordinários relacionados a problemas em sua subsidiária brasileira.
A alta do lucro operacional ficou em linha com as expectativas dos economistas e com a projeção da companhia. Os encargos extraordinários no Brasil foram de 550 milhões de euros em 2010. O conselho de diretores do Carrefour propôs pagamento de dividendo de 1,08 euro por ação para 2010, valor similar ao de 2009.
O Carrefour informou ainda que suas vendas subiram 5,5% no ano passado, para 90,1 bilhões de euros, contra 85,3 bilhões de euros do ano anterior. O resultado está ligado ao crescimento mais rápido das operações na América Latina, que ajudaram a compensar o consumo fraco na França, Espanha, Bélgica e Itália, seus principais mercados europeus.
A companhia anunciou ainda que planeja dividir sua cadeia de lojas de desconto Dia e 25% da sua unidade imobiliária Carrefour Property. A divisão da rede Dia implica na transferência da unidade para uma companhia baseada na Espanha, com ações listadas na Bolsa de Madri.
Fonte: Agência Estado
