Com 50,9% dos votos, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é eleito presidente do Brasil no segundo turno das eleições, vencendo o atual presidente, Jair Bolsonaro, que teve 49,1% dos votos. Em São Paulo, Tarcísio de Freitas (PSB) foi eleito governador com 55,27% dos votos, ganhando a disputa com o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, que obteve 44,73% dos votos.
Lula é um ex-sindicalista, filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT) e foi o 35º presidente do Brasil entre 2003 e 2011. Foi uma das principais lideranças do movimento Diretas Já, no período da redemocratização, quando iniciou sua carreira política. Elegeu-se deputado federal por São Paulo em 1986, concorrendo pela primeira vez à presidência em 1989. Seu governo foi marcado por programas sociais, como o Bolsa Família e o Fome Zero, e escândalos de corrupção, como o Mensalão. Foi preso em 2018, condenado por corrupção e lavagem de dinheiro, mas teve suas condenações anuladas pelo ministro do STF Edson Fachin em 2021, que considerou a Justiça Federal do Paraná incompetente para julgá-lo. Em 2021, o STF também considerou que o juiz Sergio Moro agira com parcialidade, anulando todos os seus atos no processo.
Tarcísio Gomes de Freitas foi ministro da infraestrutura do governo brasileiro, nomeado por Jair Bolsonaro em novembro de 2018. Militar brasileiro, formado em ciências militares e engenharia civil, começou a atuar no funcionalismo público em 2008, trabalhando na Controladoria-Geral da União (CGU) como analista de finanças e controle. Tempos depois, assumiu um cargo na área de transporte, iniciando sua trajetória nesse setor que o encaminhou ao Ministério da Infraestrutura. Antes de assumir o cargo de ministro, foi diretor-executivo do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e secretário de coordenação do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), programa este que está ligado à Presidência da República.