O antropólogo, professor e escritor Luiz Marins foi o palestrante do Encontro APAS Happy Hour do dia 17 de setembro, no Espaço APAS Centro de Convenções, em São Paulo. O encontro reuniu supermercadistas, fornecedores e formadores de opinião, e teve transmissão simultânea para seis Regionais da APAS (Associação Paulista de Supermercados) – Araçatuba, Bauru (com link ao vivo), Marília, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Sorocaba. No total, cerca de 550 pessoas – sendo 330 em São Paulo – assistiram à palestra com o tema “Consumidor brasileiro: comportamentos, atitudes, necessidades e expectativas”.
Na ocasião, João Sanzovo Neto, presidente da entidade, assinou convênio com a Anhanguera Educacional, maior rede de ensino privada do País com mais de 200 mil alunos. Conforme Edgard Falcão, coordenador de Pós-Graduação da Anhanguera, os associados e seus funcionários e dependentes terão descontos especiais em cursos de graduação, pós-graduação e extensão.
O palestrante falou sobre o que o consumidor brasileiro espera e deseja de uma empresa para que o cliente se torne fiel de seus produtos e serviços. Conforme pesquisas elaboradas pelo antropólogo, o atendimento excelente é hoje o atributo que mais importa para o consumidor. “A diferença no atendimento está no serviço e não no produto. O maior desafio é ouvir o cliente para saber o que deseja, transformando-o em um vendedor ativo. O cliente só vende o que não espera, por isso é importante diferenciar a sua loja para surpreendê-lo”, afirmou.




