A cadeia supermercadista nacional e internacional esteve reunida nesta última semana em São Paulo para a APAS 2012 – 28º Congresso e Feira em Supermercados. O evento, considerado o maior do setor no mundo, incentivou a adoção da campanha de substituição das sacolas descartáveis por reutilizáveis de São Paulo em todo Brasil.
“A campanha em São Paulo já é exemplo para todo o País. Em breve, outros estados brasileiros também devem aderir. Estamos em sintonia com o consumidor consciente”, disse o presidente da Associação Paulista de Supermercados (APAS) João Galassi.
Balanço positivo
Segundo levantamento da APAS, desde o dia 4 de abril 90% dos supermercadistas paulistas aderiram à causa e deixaram de distribuir ou vender sacolinhas descartáveis ou biocompostáveis. Com isso, foi alcançada uma redução de 90% das sacolas em relação a igual período do ano passado. O presidente da APAS João Galassi apresentou os dados em entrevista coletiva na Feira APAS.
Empresas grandes, médias e pequenas de todo o estado aderiram à campanha. “Trata-se de um movimento global em torno da sustentabilidade e os supermercadistas de São Paulo estão conscientes e unidos em torno dessa questão”, avaliou Galassi.
Apesar de não existir em São Paulo uma lei que proíba os estabelecimentos de distribuírem as sacolas, a campanha segue os termos do acordo firmado entre Ministério Público, Procon-SP e APAS. Entre outras ações, este acordo prevê a obrigação dos supermercados oferecerem uma opção de sacola reutilizável por até R$ 0,59. Como parte da campanha de conscientização, os consumidores ganharam no dia 15 de março (Dia do Consumidor) 5,2 milhões de sacolas reutilizáveis, distribuídas pelos supermercados em todo o Estado de São Paulo. A ação será repetida em 2013.
Legenda da foto acima: Cartazes foram expostos na Feira para divulgar as ações de conscientização realizadas nos supermercados paulistas
