Relacionamento, aprendizado e dia que foge à rotina. Conceitos que definem a Caravana APAS, que, na última quarta-feira, 26, foi composta por associados da Regional Campinas. Além de conhecerem mais sobre a estrutura da entidade, bem como os produtos e serviços que estão com exclusividade à disposição, os supermercadistas tiveram a oportunidade de visitar duas lojas na capital: Supermercado Jaguaré e Casa Santa Luzia.
O “tour” da Caravana começou pelo Supermercado Jaguaré, que, fundado em 1965 como um depósito de secos e molhados, conta atualmente com 1.200 m² de área de vendas, sete checkouts, aproximadamente 110 colaboradores (incluindo jovens aprendizes e aposentados) e um mix com quase 20 mil itens. Os associados foram recebidos pelo proprietário Marcelo Ferreiro Neto (também vice-diretor da APAS Regional Osasco) e pelo gerente Leandro Gentil.
O gerente Leandro Gentil destacou que a loja atende os públicos A e B, e, portanto, o foco está na qualidade dos produtos em detrimento ao preço. Atualmente, o ticket médio é considerado alto, até pelos importados que são comercializados, como por exemplo, um mix que inclui mais de 100 cervejas e adega com centenas de rótulos de vinhos.
Na sequência a Caravana APAS partiu para a tradicional Casa Santa Luzia. Inaugurada em 1926, a loja se caracteriza por um atendimento mais próximo e produtos premium, com clientes que atravessam gerações familiares. Atualmente, o estabelecimento conta com cerca de 25 mil itens na loja, sendo que o mix inclui um expressivo número de produtos importados, oriundos da Europa, Estados Unidos e América do Sul.
No atendimento ao público e por trás das prateleiras, mais de 360 funcionários trabalham nos 2.200 metros quadrados que a empresa ocupa na Alameda Lorena, bairro dos Jardins. Administrada pela família Lopes desde sua fundação, a Casa Santa Luzia está, atualmente, em sua quarta geração.
Opinião dos associados
Antônio Carlos Defavari, do Supermercado Defavari, sediado na cidade de Rio das Pedras, destacou a integração e troca de informações entre os supermercadistas. As visitas também foram destacadas. “Apesar das lojas que visitamos atenderem os públicos A e B e, no caso, eu atender as classes B,C e D, sempre há o que tirar proveito, até porque somos nós que fazemos o cliente”.
Acácio Maciel, vice-diretor da Regional Campinas e proprietário do D Stock Supermercados, de Paulínia, ressaltou a oportunidade dos associados conhecerem mais sobre a entidade e todos os benefícios que estão à disposição. “Tudo que é feito pela APAS é para os associados e, além disso, tratou-se de uma ótima oportunidade de estreitar o relacionamento entre eles e com a própria entidade. Em relação às visitas, gostei de ambas as lojas e só comprovou que existe consumidor para produto de valor agregado”, disse.
A Caravana APAS Regional Campinas contou com patrocínio das empresas Kodilar e Fagundes e Pagliaro. Clique aqui e confira as fotos.
O projeto
A Caravana APAS, idealizada pela Diretoria de Apoio e Relacionamento com o Associado, tem o objetivo de aproximar ainda mais os supermercadistas da APAS, além de proporcionar um dia diferente e agradável aos associados. Clique aqui e confira o calendário de Caravanas 2015.