O Grupo Carrefour registrou uma alta de 10% nas vendas do primeiro trimestre deste ano. Os lucros subiram para 23,4 bilhões de euros (US$ 36,2 bilhões) entre os meses de janeiro e março, sendo que, no mesmo período do ano passado, foi de 21,2 bilhões de euros.
Devido à estagnação da demanda em seu mercado de origem – a França -, a empresa resolveu expandir suas atividades para os países em desenvolvimento, incluindo o Brasil, Argentina e Indonésia, ao aumentar o número de lojas. As vendas na América Latina, por exemplo, registraram alta de 55%. Os lucros obtidos no Brasil tiveram alta de 71%, enquanto que as vendas na Argentina avançaram 27%.
Já o grupo americano Wal-Mart obteve um crescimento de 6,9% nas vendas no primeiro trimestre. O lucro foi de US$ 3,02 bilhões contra US$ 2,83 bilhões um ano antes, apesar da desaceleração da economia americana e da tendência de queda nos gastos dos consumidores. Um das causas para esse aumento deve-se ao fato da rede ter reduzido os preços dos medicamentos, alimentos e TVs em até 30% para estimular as compras. O presidente e executivo-chefe da empresa, Lee Scott, espera que as vendas nas mesmas lojas (abertas há pelo menos um ano) no próximo trimestre fiquem entre estáveis e maiores em 2% em relação ao mesmo período do ano passado.