Pesquisa Ibope encomendada pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) aponta que 90% dos brasileiros gostariam de saber o quanto pagam de impostos. O levantamento mostrou que 65% concordam integralmente que as pessoas podem cobrar dos governos a aplicação dos recursos recolhidos em tributos. Além disso, a maioria desconhece o porcentual recolhido em vários produtos que adquirem.
A pesquisa ouviu 2.002 pessoas entre os dias 14 e 18 de março, em 142 municípios, e foi apresentada aos presidentes das entidades que fazem parte do movimento “De Olho no Imposto”, na manhã desta quarta-feira (10 de abril), na sede da ACSP. Na ocasião, a entidade, em conjunto com o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário e a Associação Brasileira de Automação Comercial, assinou um termo de apoio a ser entregue em audiência pública, em Brasília, para reforçar a importância da aplicação da Lei 12.741/2012. A legislação entra em vigor no próximo mês de junho e obrigará as empresas a informarem ao consumidor o valor dos impostos dos produtos em notas e cupons fiscais.
A campanha, iniciada em 2006, deu origem à Lei 12.741/2012 que determina a discriminação do valor dos impostos em todos os cupons e notas fiscais de vendas ao consumidor. As entidades discutem, atualmente, o início da aplicação da lei, prevista para junho deste ano.
A Associação Paulista de Supermercados (APAS) e uma das entidades participantes do movimento “De Olho no Imposto”, juntamente com a Fecomercio, o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), Associação Brasileira de Automação Comercial (AFRAC), Abrafarma, Abih-SP, Abinee, Sinaees, Abad, ABCFarma, Abresi, CNTur, Sinhores-SP, Fhoresp, Abras, Sescon-SP, Sescon-SP, Anamaco, Fenabrave, IDV, Inda, Sindisider, OAB – Seção de São Paulo, Sebrae-SP, Sincopeças, Sindilojas-SP, SINDUSFARMA e Alshop.
Leia mais:
APAS discute com ACSP e outras entidades regulamentação da Lei 12.741
