O programa Vaga Certa, da Vice-Diretoria de Responsabilidade Social da Associação Paulista de Supermercados (APAS), já preparou mais de 500 jovens para o mercado de trabalho. Atualmente o projeto conta com cerca de 300 aprendizes distribuídos por mais de 50 supermercados.
“Além de uma oportunidade no mercado de trabalho, os jovens recebem treinamentos específicos para o setor supermercadista”, informou a vice-diretora de Responsabilidade Social da APAS Suzana Sanzovo. O projeto auxilia, ainda, os supermercadistas no cumprimento da Lei do Aprendiz.
Capacitação
Semanalmente, os jovens têm 36 horas de atividades. Trabalham nas lojas cinco dias da semana, e em um dia têm aulas teóricas no Instituto de Aprendizagem, sobre educação geral e funções específicas do setor, como armazenagem e reposição de mercadorias, empacotamento de mercadorias, atendimento ao cliente, saúde e segurança no trabalho, hortifrúti, higiene e saúde, controle de desperdícios e perdas.
O projeto é realizado em parceria com o Instituto Brasileiro de Aprendizagem Profissional (Ibrasa). Atualmente os supermercados e lojas parceiros do Programa Vaga Certa são: Supermercados Ricoy, Supermercados Chama, Supermercados Yamauchi, Supermercados X, Galeria dos Pães, Supermercado Baronesa, Supermercados Barbosa Supermercados Mota, Supermercados Varanda, Supermercado Primavera, Supermercados Violeta, Supermercado Jaguaré, Supermercado Tokleve e Supermercados Satmo.
