Vila Velha, Serra e Cariacica, cidades localizadas na Grande Vitória (ES), não distribuem mais sacolas descartáveis. A proibição, já em vigor na capital Vitória por meio de um Termo de Compromisso, foi estendida a mais três cidades do Estado pelo Ministério Público do Espírito Santo (MPES) nesta segunda-feira (9 de julho).
Segundo o MPES, apenas em Vitória foram retiradas de circulação cerca de 50 mil sacolas descartáveis por dia. Um total de 4,5 milhões de sacolinhas deixaram de ser utilizadas nos primeiros cinco meses do projeto. O documento foi firmado em parceria com a Associação Capixaba dos Supermercados (Acaps).
Para a promotora de Justiça Isabela de Deus Cordeiro, a ação é apenas a primeira de outras que serão realizadas envolvendo a proteção ao meio ambiente. “A questão das sacolas foi o ponto inicial da atuação do Ministério Público. É apenas um ponto de partida. O objetivo é nos unirmos com a sociedade civil e as empresas para que, dessa forma, cada um possa assumir sua cota de responsabilidade neste processo de consumo sustentável”, afirmou.
Fonte: Folha Vitória
