A rede atacadista Makro dá seqüência ao plano de expansão no interior do País, com a inauguração hoje (1º de agosto), da unidade de Montes Claros, em Minas Gerais. A nova loja, localizada numa região que abrange 1,2 milhão de habitantes, possui 6,8 mil metros quadrados e exigiu investimento de R$ 21 milhões, sendo que R$ 6 milhões correspondem ao estoque de mercadorias, composto por 12 mil itens.
De acordo com o diretor nacional de vendas da rede, José Leon Rodriguez, até dezembro de 2009 serão gastos R$ 370 milhões na abertura de lojas em cidades onde ainda não está presente e com potencial atrativo de vendas. Neste ano, serão oito novas lojas em municípios como Petrolina (PE), São Leopoldo (RS), Araçatuba (SP), Campina Grande (PB) e Porto Velho (RO), totalizando 65.
Em 2009, outras dez serão abertas no País. Na prospecção de novas localidades, despontam os Estados de Tocantins, Amapá, Acre e Roraima. Segundo a empresa, as lojas que estão sendo construídas são menores do que as situadas nas metrópoles – o tamanho médio é de cinco mil metros quadrados, enquanto que as mais antigas têm cerca de oito mil metros quadrados.