A rede atacadista Makro, controlada pelo grupo holandês SHV Holding N.V, pretende investir R$ 200 milhões no Brasil em 2010. Os recursos serão aplicados na abertura de seis novas unidades, modernização de lojas e expansão de espaços especiais destinados a vinhos. A primeira delas a ser inaugurada será em Santos, no litoral paulista, neste mês de fevereiro.
De acordo com o vice-presidente da empresa no Brasil, Martijn Winkel, em cada empreendimento são gastos cerca de R$ 21 milhões. No total, os aportes no País em 2009, entre abertura de oito filiais, reformas de 21 lojas e investimentos nos espaços para vinho, somaram aproximadamente R$ 240 milhões.
Atualmente, o grupo conta com 73 lojas, 28 postos de gasolina, 68 restaurantes e quatro lojas-adega. Além disso, possui 7,6 mil funcionários e mais de dois milhões de clientes. O estado que mais concentra unidades da rede é São Paulo, com 25 lojas. “Temos 12 lojas na região Nordeste. Só não estamos presentes nos Estados de Roraima e Amapá”, disse.
Segundo o vice-presidente, vários fatores são levados em consideração na escolha das cidades, como potencial econômico e área de influência. Montes Claros (MG), por exemplo, foi escolhida por ter condições de atender 1,1 milhão de consumidores em um raio de 200 quilômetros.
Fonte: Jornal Diário do Comércio (MG)
