A rede atacadista Makro quer voltar a ser uma das maiores revendedoras de vinhos do País, posto perdido ao longo da década de 90, quando deixou a bebida de lado e concentrou esforços em outros segmentos, como alimentos. Problemas enfrentados por alguns importadores e o aumento do consumo do produto pelos brasileiros reforçaram a intenção da empresa em disputar esse segmento.
Hoje, toda a seção de bebidas, incluindo cervejas e refrigerantes, responde por 30% das vendas da rede, que aproximou-se de R$ 5 bilhões em 2008. De acordo com Rubens Baptista Júnior, presidente do Makro, neste ano três lojas passarão a contar com espaço exclusivo para a comercialização de vinhos, em São Bernardo do Campo, Campinas e no bairro Butantã, zona oeste da capital. Escolhida para receber o projeto piloto da nova seção, a unidade da Vila Maria (zona norte de São Paulo) viu as vendas de vinho dobrarem desde que foi criado o espaço, no final de 2008.
Conforme Baptista, a maior vantagem competitiva na distribuição de vinhos é a escala, já que o grupo controlador da empresa, o holandês SHV Holdings NV, opera também na Argentina, Colômbia, Venezuela e Peru. O atacadista contratou ainda um sommelier para orientar os clientes na escolha dos rótulos.
Fonte: Jornal Valor Econômico
