O diretor de Apoio ao Associado em Gestão Operacional e Comercial da Associação Paulista de Supermercados (APAS), Jad Zogheib, apresentou ao presidente João Galassi e à Diretoria Executiva, no último dia 4 de fevereiro, o Manual de Boas Práticas, com dicas para o gerenciamento dos prazos de validade dos produtos.
O material, em fase de finalização e inclusão de sugestões pelos diretores da APAS, será lançado e distribuído aos associados ainda neste mês de fevereiro.
A publicação traz um conteúdo didático, com ilustrações, e tem a parceria da GS Retail Soluções e TI para o Varejo – empresa de consultoria focada em supermercados. A tiragem inicial será de 15 mil exemplares.
O diretor Zogheib explica que no manual serão abordados os temas de compras, recebimento, armazenagem, reposição e exposição de produtos nas gôndolas, trazendo dicas para os supermercadistas atentarem-se ao prazo de validade do produto no recebimento; realizarem compras de acordo com o giro da mercadoria; e praticarem o chamado PVPS (Primeiro que Vence, Primeiro que Sai) no estoque e nas gôndolas.
Cada associado receberá também uma tabela para ser afixada em sua loja, na qual constará a média de vida útil (shelf life, em inglês) dos alimentos. “O objetivo é utilizá-la como referência para facilitar o cálculo da categoria de produtos alimentícios no recebimento”, ressalta.
