A união entre uma boa ideia e o engajamento de instituições de respeito resulta em ações de sucesso e ajuda ao próximo. É o caso do Coletivo, que, idealizado pela Coca-Cola, trata-se de uma plataforma de valor compartilhado que promove oportunidades econômicas nas comunidades de baixa renda, oferecendo treinamento técnico, empoderamento comunitário e acesso ao mercado de trabalho, especialmente para jovens entre 15 e 25 anos. Este cenário foi o pontapé inicial para o interesse da Associação Paulista de Supermercados (APAS) acerca do projeto e, desta maneira, uma parceria com o Instituto Coca-Cola Brasil foi firmada para a possível inserção destes jovens nos supermercados do estado de São Paulo.
O acordo prevê uma cooperação mútua, na qual a Coca-Cola, por meio do Coletivo, realiza a capacitação dos jovens, que, por sua vez, poderão encontrar oportunidades de trabalho em supermercados associados da APAS. O papel da Associação será despertar a atenção dos supermercadistas no que diz respeito à importância do projeto e, claro, o preenchimento das vagas disponíveis com jovens capacitados e cheios de vontade em adentrar no mercado de trabalho. Por sinal, um dos maiores gargalos do setor está relacionado à falta de mão de obra especializada. O foco da parceria concentra-se na modalidade Coletivo Varejo.
“O Coletivo vai ao encontro dos objetivos da Diretoria de Responsabilidade Social da APAS, na medida em que auxilia e oferece formação profissional a pessoas de baixa renda e, neste caso, ainda pode proporcionar a primeira oportunidade de emprego formal a estes jovens na área do varejo”, afirma a diretora de Responsabilidade Social da APAS, Virgínia Galassi.
As aulas, ministradas em ONGs das comunidades por um educador local, possuem atividades teóricas, lúdicas e práticas, cujo conteúdo engloba merchandising, organização de pontos de venda, promoções, expansão do negócio, relacionamento com o cliente, simulação de dinâmicas e entrevistas. São dois meses de aulas, realizadas duas vezes por semana. Ao final do curso, os alunos têm a oportunidade de aplicar os conhecimentos por meio da elaboração de planos de negócios para comércios locais.
O Coletivo Varejo está disponível em 126 comunidades de 14 estados. O Instituto Coca-Cola Brasil conta com um banco de mais de 45 mil jovens formados em todo o país. Já a plataforma conta, hoje, com mais de 500 unidades em 150 comunidades no Brasil e já impactou mais de 70 mil pessoas, principalmente jovens e mulheres de baixa renda.
Veja aqui as regionais e distritais onde o projeto Coletivo será realizado.
Projeto Prosperar
O Prosperar, programa de concessão de bolsas de estudos destinadas a estudantes de alto potencial e desempenho, fruto da parceria entre o Instituto GPA e a Fundação Getúlio Vargas-Escola de Administração de Empresas de São Paulo, com o apoio da Fundação Grupo Casino, acaba de formar sua primeira turma.
O programa prevê a concessão, durante todos os anos dos cursos regulares de Administração Púbica e de Empresas, de dez bolsas de estudo, com validade de quatro anos cada. Além da bolsa integral, que cobre os gastos dos alunos com material moradia, alimentação e transporte, o Prosperar também contempla um programa de Mentoring com executivos do GPA que irão orientar os alunos durante o curso com relação a carreira e desenvolvimento.
As duas fundações se inspiram nos mesmos ideais e buscam os mesmos objetivos: implementar ações concretas para oferecer aos jovens carentes os meios de concretizar sua formação universitária, permitindo acesso à profissão de sua escolha. A segunda etapa de concessão de bolsas terá abertura no mês de julho, quando se iniciam as inscrições para o vestibular do segundo semestre da FGV.