Wal-Mart adota embalagem certificada em sua
marca própria Great Value de cereal corn flakes
O cereal do tipo corn flakes Great Value é o primeiro produto marca própria do Wal-Mart, exposto nas lojas com as bandeiras BIG e Mercadorama, a ganhar embalagem certificada pelo Conselho Brasileiro de Manejo Florestal (FSC Brasil). A certificação comprova que a madeira utilizada como matéria-prima para a produção da caixa do cereal é proveniente de florestas bem manejadas e que, portanto, o processo de fabricação não contribui para o desmatamento. A partir de medidas como essa, a rede Wal-Mart espera incrementar ainda mais seu sortimento composto por produtos com embalagens sustentáveis.
Ainda com foco na sustentabilidade, recentemente BIG e Mercadorama também passaram a ter em suas gôndolas um papel higiênico com 100% das fibras recicladas e rolos de 90 metros ocupando o mesmo volume dos rolos convencionais, de 30 metros. A compressão dos rolos tem o objetivo de diminuir o descarte de plástico e o lançamento de gás carbônico na atmosfera com a otimização das embalagens (do pacote e dos fardos) e do transporte dos produtos.
Sobre o selo FSC – A certificação FSC surgiu em 1993 para promover o uso responsável das florestas em todo o mundo. Seu objetivo é garantir que a matéria-prima ou o produto florestal seja extraído e utilizado adequadamente, cumprindo exigências ambientais e sociais. Atualmente, essa é a certificação que possui maior reconhecimento no mundo, com 821 florestas certificadas em 76 países, o que representa cerca de 88 milhões de hectares – quase três vezes a área do estado de São Paulo. O Brasil, que é líder na certificação FSC entre os países em desenvolvimento, possui mais de 4,7 milhões de hectares certificados – ou seja, aproximadamente 5% da área certificada pelo sistema FSC no mundo, o que demonstra o potencial de crescimento da certificação no País.