Marcas próprias das grandes redes varejistas ocupam cada vez mais espaço dentro dos lares brasileiros. Em 2012, 52% das famílias colocaram ao menos um produto de marca própria em suas despensas. O estudo da Kantar Worldpanel mostra que atualmente esses produtos são relacionados à qualidade e não ao preço baixo.
Sessenta por cento dos lares com melhor poder aquisitivo (classes A e B) adquiriram algum item dessa linha em 2012. Uma presença maior do que nas classes C, que registraram 52%, e D e E, 49%. “Os produtos de marca própria já não são mais relacionados a preço baixo devido à baixa qualidade. Hoje 84% dos consumidores desse tipo de produto justificam sua escolha considerando serem itens de boa qualidade”, comenta a diretora Comercial da Kantar Worldpanel, Christine Pereira.
Apesar de uma penetração mais alta, o dinheiro gasto para compra de marcas próprias nas classes AB e C é o mesmo: os dois grupos investem 40% dos gastos com bens não duráveis nesse tipo de produto. Já a classe DE investe apenas 20% para esse consumo.
Perfil do consumidor
Dentre os consumidores das marcas próprias destacam-se aqueles que classificam como “experimentadores” e os “observadores/analíticos”, que representam, respectivamente, 28% e 21% desse universo. São pessoas que estão abertas a experimentar marcas diferentes e novidades. Quando o foco é o perfil do lar, as donas de casa acima dos 50 anos e as famílias com filhos adultos se destacam nesse público consumidor.