Marcas próprias deixam carrinho 20% mais barato
O faturamento com produtos de marca própria representa 5,5% das vendas das redes de supermercados. Neste ano, esse segmento deve chegar ao faturamento de R$ 8 bilhões e já representam compras 20% mais baratas, segundo o comitê de marcas próprias da Abras (Associação Brasileira de Supermercados). A expectativa é chegar a 15% do faturamento, mesmo índice verificado atualmente nas redes norte-americanas. Na Inglaterra, 39%, e nos Estados Unidos, 19%, do faturamento são resultantes de vendas de produtos de marca própria.
O desempenho das marcas próprias nos supermercados, lojas de vestuário e drogarias está apenas no começo. “As vendas desses produtos devem crescer ainda mais, seja na participação do volume vendido internamente seja nas exportações”, diz Marco Quintarelli, coordenador geral de varejo do Comitê Abras de Marcas Próprias (Compro). Segundo ele, o Brasil não deixa a desejar para nenhuma indústria ou varejo de fora, quando o assunto é qualidade de marcas próprias. Isso devido a uma rede de indústrias com bastante poder de negociação e tecnologia para poder lançar produtos novos com uma estrutura igual a qualquer líder de categoria, além de varejistas bastante atentos quando se trata do controle de qualidade.
Recente pesquisa da LatinPanel mostra que 70% dos consumidores ainda compram produtos de marca própria em razão do preço mais baixo e 16% dizem que associam os produtos à maior qualidade. Pelo menos 58% dos consumidores brasileiros já compraram algum produto com a bandeira de um varejista local. A gestão de uma marca própria, no entanto, requer profissionalismo acima de tudo. “Para o varejista entrar nesse delicado mercado é necessário não abrir mão de uma célula administrativa dentro da empresa que cuide apenas da marca própria. Não adianta um varejo que trabalha com marcas consolidadas usar o mesmo comprador para marcas próprias”, diz Quintarelli.
O sucesso com os produtos de marca própria é uma arma dos supermercados para a fidelização dos consumidores. Outras estratégias para manter a clientela são os serviços e as promoções.