A Diretora de Responsabilidade Social da Associação Paulista de Supermercado (APAS), Maria do Rosário, discursou na última terça-feira (18) durante o evento que comemorou os quatro anos do Instituto Mulheres do Varejo. Criado para fomentar o desenvolvimento profissional e a presença de mulheres líderes em todo o setor, o Instituto Mulheres do Varejo é uma iniciativa que já soma mais de 300 participantes. Além das associadas ao Instituto, o evento reuniu líderes de toda a cadeia de abastecimento.
“Na noite de hoje, de certo modo, falaremos sobre a força feminina de trabalho que, graças a iniciativas como essa do Instituto Mulheres do Varejo, encontra no conhecimento popular o respaldo e a credibilidade para construir e administrar grandes empresas em sua linha de frente”, afirmou Maria do Rosário durante a cerimônia. “Finalizo parabenizando o instituto que tem um papel tão importante no desenvolvimento do empreendedorismo feminino, proporcionando notoriedade ao papel da mulher no varejo e na economia nacional. Que nós possamos construir uma sociedade mais inclusiva, equânime em oportunidades e justa no reconhecimento a força de trabalho”, encerrou.
O evento contou com o emocionante relato de Liliane de Grammont, filha do cantor Lindomar Castilho e da cantora Eliane de Grammont, órfã de um feminicídio realizado em 1981. Atualmente, Liliane é coreógrafa e dedica seu tempo para a luta contra a violência contra a mulher. Com o tema “Os 4 Rs do varejo do futuro – Respeito, Reputação, Relevância e Resultado”, o encontro discutiu o papel da reputação e como construí-la de forma sustentável; como construir a relevância para atender as necessidades e expectativas do mercado; quais são os pilares do respeito e como construí-lo no dia a dia; e como resultado e propósito precisam estar conectados na entrega de valores.