As sacolas plásticas também estão com os dias contados em Marília, no interior de São Paulo. Empresários supermercadistas da cidade se reúnem no próximo dia 16 de junho, às 9 horas, na sede da CIESP, para definir datas e o plano de ação da campanha “Vamos Tirar o Planeta do Sufoco”. A ideia é adotar medidas para substituir ou reduzir o uso das sacolinhas na cidade, utilizando como base o projeto implantado em Jundiaí há um ano.
No mesmo dia, às 14 horas, haverá uma nova reunião, desta vez com todos os membros do grupo de trabalho, para acertar detalhes e o cronograma de início da campanha de conscientização junto aos consumidores. O encontro será realizado na Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim) e terá a participação do procurador Jefferson Aparecido Dias, do Ministério Público Federal (MPF) e de membros da Associação Paulista de Supermercados (APAS); da Acim; do Procon; do Sindicato do Comércio Varejista da cidade; das secretarias municipais de Meio Ambiente e de Educação e da Diocese de Marília.
De acordo com Eduardo Kawakami, vice-presidente e diretor de Apoio ao Associado em Relações Sindicais da APAS, já houve vários encontros para discutir o assunto e a Câmara de Vereadores assumiu o compromisso de aprovar um projeto de lei extinguindo o uso das sacolinhas plásticas. No entanto, vale ressaltar que a campanha que aconselhará a população a substituir as sacolas plásticas pelas ecobags ou caixas de papelão, na hora das compras, ocorrerá em paralelo ao PL em tramitação na Câmara.
