A geração “baby boomers” – consumidores entre 46 e 64 anos, trará mudanças impactantes no consumo nacional, assim como ocorreu no mercado norteamericano e acontecerá no mundo todo. “O Brasil hoje só tem 10% de idosos, mas em 2050 serão 29% da população, ou seja, um entre 34 adultos terá mais de 60 anos. Na China, subirão de 12% para 31%. Na realidade, em 2020 praticamente todo o mundo terá mais de 30% de sua população com mais de 60 anos”, prevê Matt Thornhill, consultor americano considerado uma das maiores autoridades em marketing para Baby Boomers, que falou a uma platéia lotada no 26º Congresso de Gestão e Feira Internacional de Negócios em Supermercados, realizado pela Associação Paulista de Supermercados (APAS), em São Paulo.
Durante a apresentação “Os consumidores que nasceram entre 1945 e 1964 transformando o varejo”, Thornhill enfatizou a mudança de atitude dos consumidores desta faixa etária, e como é fundamental personalizar já que existem pessoas com 50 anos que são avós aposentados e outros que estão sendo pais de novo. “A percepção do idoso hoje é diferente porque ele
sente-se jovem. Eles não estão envelhecendo, somente ficando mais velhos. Por conta disso, mudam também suas prioridades e o que importa é seu estágio de vida, seja ele qual for”, explica.
Para ele, é importante investir em customer service, com treinamento especial às equipes. “Mais do que produtos, o boomer quer experiência de compra e os prazeres que ela pode trazer”, diz.
