O estande do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) na APAS 2013 – 29° Congresso e Feira de Negócios em Supermercados traz oito cooperativas de agricultura familiar para negociar com os empresários da maior feira supermercadista do mundo. Os produtos expostos, em sua grande maioria, são extrativistas e ajudam a preservar a biodiversidade.
“O MDA oferece assistência técnica para os produtores e assistência gerencial e produtiva para as cooperativas, crédito e acesso ao mercado”, explica Nilton do Bem, do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Benedita Barbosa, da Copercuc, fala da importância da participação na APAS 2013: aqui mostramos nossos produtos, do Nordeste do Brasil, para todo o mundo”, disse.
O objetivo é ampliar o relacionamento do setor com as cooperativas de agricultura familiar que fazem parte de projetos do governo federal de incentivo ao desenvolvimento de pequenos produtores, e fortalecer os laços comerciais. “As cooperativas falam diretamente para supermercadistas. É uma grande oportunidade de negócios”, afirma o presidente da Associação Paulista de Supermercados, João Galassi.
O estande do MDA, na APAS 2013, está localizado no Pavilhão Azul, Rua C/7. Visite!
O programa
A Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) tem por missão consolidar a agricultura familiar, promovendo o desenvolvimento local sustentável. Os programas buscam criar condições de desenvolvimento para as famílias, seja pelo financiamento, ou aproximação com empresas compradoras.
No ano passado, durante a Feira APAS 2012, o Ministério apresentou algumas cooperativas participantes dos programas de incentivo à agricultura familiar e ao Brasil sem Miséria, como a Coopeacre (produtores extrativistas) e a Casa Apis (apicultura). Ambas negociaram e fecharam acordos com grandes redes varejistas. Para este ano, o Ministério espera firmar novas parcerias, apoiados no sucesso da APAS 2012.
A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) assinou recentemente um acordo de cooperação com o MDA para a ampliação do programa no setor. O objetivo, agora, é fortalecer as ações para as associações estaduais.
