Após dois meses consecutivos em queda acentuada, a confiança do consumidor parou de cair no último mês do ano. É o que revelou o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) de dezembro, que subiu 0,5% na comparação com mês passado, segundo informou nesta segunda-feira (22) a Fundação Getúlio Vargas (FGV).
O índice havia registrado 4,2% em novembro em comparação a outubro, e recuo de 11,7% em outubro em relação a setembro. O índice é composto por cinco quesitos da “Sondagem das Expectativas do Consumidor”, apurada desde outubro de 2002.
Porém, na comparação com igual mês do ano passado, o ICC continua em trajetória de queda, com recuo de 19% em dezembro deste ano. No mês passado, o ICC apresentou queda de 15,2% no mesmo tipo de comparação. Com o resultado, o desempenho do indicador, que é calculado com base em uma escala de pontuação entre 0 e 200 pontos (sendo que, quanto mais próximo de 200, maior o nível de confiança do consumidor), passou de 96,9 pontos em novembro para 97,4 pontos em dezembro.
Situação familiar
A boa avaliação para a situação financeira familiar foi um dos fatores que levaram à alta de 0,5% no ICC em dezembro ante novembro, segundo a FGV. A parcela dos consumidores entrevistados para cálculo do índice que avaliam a situação financeira da família como boa subiu de 17% para 21,1%, de novembro para dezembro enquanto a dos que a julgam ruim caiu 16,1% para 13,2% do total.
O levantamento abrange amostra de mais de 2.000 domicílios, em sete capitais, com entrevistas entre os dias 30 de novembro e 18 de dezembro.
Fonte: G1
