O humor do paulistano apresentou uma ligeira alta em abril e a confiança do consumidor atingiu 149 pontos – crescimento de 0,8% em relação a março. Já na comparação com o mesmo período de 2007, a elevação foi de 16,2% (128,3 pontos). Os dados são do Índice de Confiança do Consumidor (ICC), apurado mensalmente pela Fecomercio (Federação do Comércio do Estado de São Paulo), desde 1994. Este é o melhor resultado já apresentado na série histórica do índice, impulsionado pelo bom momento da economia, pelas melhorias efetivas no mercado de trabalho e pela expansão da renda, que reflete diretamente no poder aquisitivo.
O ICC varia de zero a 200 pontos, indicando pessimismo abaixo de 100 pontos e otimismo acima desse patamar, e é composto por dois indicadores: o Índice das Condições Econômicas Atuais (ICEA) e o Índice das Expectativas do Consumidor (IEC). No mês analisado, o ICEA – que registra como o entrevistado percebe a sua situação atual – apresentou alta de 2,2% (157,5 pontos). Já a percepção em relação ao futuro, contemplada pelo IEC, teve baixa de 0,3% em relação a março, atingindo 143,4 pontos em contraponto a 143, 7 pontos do mês anterior. A entidade coletou os dados junto a cerca de 2,1 mil consumidores no município de São Paulo.