Em entrevista recente à revista IstoÉ Dinheiro, o presidente da APAS, João Galassi, afirmou que o menor desemprego da história do país é um dado excelente, uma vez que os supermercados sobrevivem do consumo das famílias, ou seja, o setor depende da renda gerada pelo trabalho. Segundo o presidente, com o baixo desemprego, é possível afirmar que 2014 será um grande ano para o setor. O dado da Pesquisa Mensal de Emprego (PME), do IBGE, corrobora com esta visão, uma vez que janeiro registrou um índice de 4,8% de desemprego, a menor taxa da história deste mês.
Matéria da Agência Brasil mostra que em janeiro de 2013, o desemprego havia ficado em 5,4%. Já em dezembro de 2013, a taxa havia sido de 4,3%. O número de desocupados (1,2 milhão de pessoas) é 9,6% maior do que dezembro, porém, 12,6% menor do que o observado em janeiro do ano passado. Já a população ocupada (23,1 milhões) caiu 0,9% em relação a dezembro e manteve-se estável na comparação com janeiro de 2013.
O número de trabalhadores com carteira assinada ficou em 11,8 milhões, ou seja, estável em relação a dezembro e janeiro de 2013. A PME é realizada em seis regiões metropolitanas: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Salvador e Porto Alegre.
Fonte: Agência Brasil