Os mercados de vizinhança sempre tiveram espaço no dia a dia dos consumidores. Os pequenos estabelecimentos tinham como uma de suas particularidades ser comandados por empreendedores familiares. Hoje, há uma “invasão” das grandes redes, como o grupo francês Carrefour, que implantou vários supermercados da bandeira Dia% em Campinas. No município, a marca tem 20 unidades, e na Região Metropolitana de Campinas, 39.
O Grupo Pão de Açúcar também pretende expandir a sua rede com bandeiras, como Extra Fácil (loja de conveniência) e Extra Supermercado. O interesse das maiores empresas pelo segmento conhecido como supermercado de “vizinhança ou bairro” acirra a concorrência, mas não intimida os donos dos tradicionais mercadinhos.
Dados de uma das unidades da Junta Comercial de São Paulo, ligada à Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic), mostraram que 83 mercados de menor porte foram abertos no município entre 2007 e 2009.
No ano de 2006, Campinas tinha 185 estabelecimentos de pequeno porte em funcionamento. Em apenas três anos, o número subiu para 268 unidades – 44,9% a mais. A estabilidade econômica, aliada ao aumento do poder de compra das classes mais baixas, elevou o potencial de consumo nos bairros. Depois de apostar durante anos no formato dos hipermercados, as grandes redes voltaram as suas forças para a loja de proximidade.
Fonte: Portal Cosmo
