Saber ouvir. Esta é a dica deixada pelo jornalista, apresentador e produtor Marcelo Tas no Encontros APAS Happy Hour realizado nesta quinta-feira (14 de junho). Para ele, a maior revolução trazida pelas mídias digitais no varejo é a possibilidade de receber em tempo real o feedback dos consumidores. “Rede é feita de gente, e gente cada vez mais informada”, diz.
Tas utiliza, por exemplo, o Twitter para saber o que os telespectadores acham de seu programa, o CQC. A ferramenta é um microblog que divulga em tempo real as novidades, criticas e dicas dos internautas. “Antes eu precisava de dias para saber o que as pessoas achavam sobre minhas matérias. Hoje elas opinam antes, durante e depois do programa. Vivemos dentro do tempo real”, ressalta.
A novidade, segundo ele, não é viver em rede, mas justamente viver em uma rede instantânea. “Nascemos em rede. A APAS, por exemplo, é uma. O que mudou foi a velocidade. O consumidor de antes não é o mesmo de hoje. Ele não espera o produto chegar, ele busca, pesquisa, critica, é ativo e tudo em tempo real. Isso transformou o varejo.”
O acesso às diferentes fontes de informação também mudou o comportamento do consumidor. “Tudo está acessível. O internauta em um clique tem acesso a muito conhecimento. Cada vez mais o consumidor do interior do País se iguala, em nível de inovação, ao do capital, por exemplo. As diferenças estão diminuindo”.
Novo mercado
Marcelo Tas chamou a atenção dos supermercadistas para uma nova oportunidade no mercado. “Precisamos abrir os olhos e enxergar um novo consumidor cada vez mais ávido à qualidade. Novos mercados se abrirão”, opinou.
O supermercadista antenado, para ele, aproveita as mídias sociais para aperfeiçoar seus negócios. “Uma crítica do internauta pode servir de parâmetro para avaliar o seu negócio”, recomendou.
Acompanhe as redes sociais da APAS. Curta a página no Facebook (www.facebook.com.br/portal.apas) e siga a entidade no Twitter (www.twitter.com/infoapas) para ficar por dentro das novidades do setor.
Clique nas imagens abaixo para ampliá-las.
