“Minha vitória é um mérito do setor supermercadista”. Com 237.020 mil votos, Orlando Morando mais uma vez foi eleito deputado estadual em São Paulo. Na última quinta-feira, 9, o parlamentar e também supermercadista visitou a Sede da APAS, em São Paulo, ocasião em que recebeu os parabéns do presidente Pedro Celso. A luta em prol do setor continua sendo uma de suas bandeiras.
“Meu sentimento é de gratidão por todos que me reconduziram à Assembleia Legislativa. É o reconhecimento do trabalho realizado, a partir de inúmeros projetos e ações que beneficiam a população do Estado. Um agradecimento especial aos supermercadistas e todos profissionais que atuam no setor”, afirmou Morando.
O deputado estadual ainda ressaltou o grande resultado conquistado no ABC Paulista, local que contemplou 70% dos votos obtidos – um crescimento de 80% em relação à última eleição, quando 138.630 pessoas acreditaram no trabalho realizado. Em sua Cidade Natal, São Bernardo do Campo, Orlando Morando foi o grande campeão de votos. “A eleição em 2014 foi diferente, com menos poluição visual de panfletos nas ruas, por exemplo, o que, antigamente, ganhava as eleições. Acredito que tivemos um grande apelo vindo das redes sociais e, ao que tudo indica, as pessoas passaram a pesquisar mais sobre os candidatos”.
Autor da Ficha Limpa no estado de São Paulo, Orlando Morando acredita que o resultado expressivo reflete um sentimento de mudança por parte da população. Entretanto, o deputado faz uma ressalva. “Mesmo com minha vitória, avalio que temos um modelo político vencido e, por este motivo, uma reforma se faz necessária”, avaliou.
Importância do setor supermercadista
Em entrevista à Revista Acontece APAS no mês de maio, Orlando Morando destacou sua atuação em prol dos supermercadistas. “Um setor que representa entre 5 e 6% do PIB, que possui mais de 500 mil colaboradores com carteira assinada, não tinha voz ativa. Antes, aprovavam leis que não estavam em conformidade aos interesses dos supermercadistas. Então, os votos são consequência do meu trabalho sério e com muito respeito em prol do setor”.
Na visão de Orlando Morando, a relação com a APAS é uma via de mão dupla. Na ocasião, o deputado ainda ressaltou o caráter apartidário da entidade, uma vez que todas as ações são realizadas com muita naturalidade e transparência. “Vivo do comércio e, por isso, a Associação é muito importante para o negócio da minha família. Já recebemos candidatos de partidos contrários aos meus, inclusive nos Eventos de Lançamento da Feira APAS 2014”, explicou.
Origem supermercadista
“O setor avançou no que diz respeito à organização, entretanto, ainda precisa de mais união para potencializar nossa força”. Palavras de quem tem o DNA supermercadista no sangue. A família conta com três lojas do Supermercados Morando, cuja origem dos negócios se deu a partir de um pequeno bar à beira das obras da Rodovia dos Imigrantes. Morando, inclusive, já acumulou funções no supermercado da família, fazendo a entrega de pães, gás e compras a domicílio.
“O comércio é a vida da minha família”, afirmou o também vice-presidente (licenciado) da APAS. Pronto, eis o início da “carreira” do “Orlando Morando Júnior Supermercadista”, função que executou diariamente até meados de 2003, ocasião em que decidiu se dedicar integralmente à vida pública. “Meus dois irmãos, Márcia e Deiner, estão à frente do negócio. Mas eu acompanho e sou consultado para dar opiniões”, concluiu.