Gerar visibilidade e disseminar os benefícios dos alimentos produzidos sem agrotóxicos são os objetivos da 7ª Semana dos Alimentos Orgânicos, que acontece entre os dias 29 de maio e 5 de junho em todo o País, com o tema “Produtos Orgânicos – ficou mais fácil identificar”. Segundo o Ministério da Agricultura, Abastecimento e Agropecuária (Mapa) – órgão responsável pela promoção do evento – o foco desta edição são a divulgação do selo “Produto Orgânico Brasil”, que ajuda consumidores a identificar esses produtos, e a Declaração de Cadastro do Agricultor Familiar, ambos instituídos pelo Mapa.
“O objetivo da semana é conscientizar o consumidor sobre os benefícios e qualidades dos alimentos orgânicos para a saúde. Informações e orientações para a identificação desses produtos nas feiras e supermercados também serão fornecidas aos consumidores”, explica Virgínia Lira, fiscal agropecuária e integrante da equipe de agroecologia do Mapa.
Até hoje, existem 9,7 mil produtores orgânicos cadastrados no ministério. O credenciamento continua aberto para agricultores familiares, certificadoras e produtores associados em sistemas participativos de garantia (www.agricultura.gov.br).
O selo “Produto Orgânico Brasil”, lançado em janeiro de 2010 para identificar a autenticidade desses produtos, seja na compra direta dos agricultores ou de terceiros (em supermercados e mercados), é uma garantia para consumidores. “Nas feiras livres os agricultores orgânicos devem expor em suas bancas a Declaração de Cadastrado do Mapa para facilitar a identificação de seus produtos pela clientela”, alerta a técnica.
