O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) vai participar da APAS 2012 – 28º Congresso e Feira de Negócios em Supermercados, que ocorre nos dias 7 a 10 de maio no Expo Center Norte. A principal novidade do Ministério é a apresentação e disponibilização da ferramenta virtual Rede Brasil Rural (RBR) às redes varejistas. O site www.redebrasilrural.mda.gov.br exige o cadastramento de cooperativas de agricultores familiares que, juntas, poderão vender seus produtos direto pela internet, comprar insumos agrícolas, máquinas e equipamentos.
As empresas que participarem da APAS 2012 terão, por exemplo, a oportunidade de se cadastrar no portal da Rede e realizar buscas de produtos e empreendimentos na plataforma eletrônica de comércio, que reúne cooperativas de produtores rurais, fornecedores de insumos, consumidores públicos e privados, como forma de integrar o agricultor familiar ao mercado.
Na Feira, o MDA vai dividir um estande de 100 metros quadrados com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). A participação dos ministérios na feira resulta de iniciativas para a implantação do Plano Brasil Sem Miséria, no qual a inclusão produtiva da agricultura familiar é uma das suas linhas de ação. O governo federal e as entidades representativas dos supermercados assumiram compromissos conjuntos para a erradicação da miséria e o fortalecimento da agricultura familiar.
O presidente da APAS João Galassi lembra que a entidade participou do lançamento do Plano Brasil Sem Miséria pela presidenta Dilma Rousseff e, desde o início, manifestou seu apoio. “Os supermercados paulistas vão abrir suas portas para a agricultura familiar e ajudar na geração de renda dessas famílias”, afirmou.
“Eventos como esse representam uma oportunidade para que brasileiros que vivem no campo participem, efetivamente, da cadeia produtiva e superem a miséria. O acordo entre o governo federal, a Abras e associações e cooperativas estaduais já está viabilizando a entrada de muitos produtos da agricultura familiar nas prateleiras das redes varejistas”, ressalta o coordenador da Rede Brasil Rural, Marco Antonio Viana Leite.
