O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, participou na última segunda-feira (4 de abril) de reunião plenária do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), na capital paulista. Durante o encontro foram debatidos temas como a realidade do varejo no Brasil, com foco na empregabilidade e na evolução da maturidade do setor no país; as contribuições que o varejo e o IDV podem dar ao governo, como participante ativo das políticas de emprego e renda ou elemento dinâmico desta atividade econômica; e o financiamento a investimentos do varejo, com a criação de um setor específico para esta área no BNDES.
O ministro destacou a importância do IDV para o mercado e ressaltou suas características. “O varejo é o grande comprador da indústria brasileira e profundo conhecedor da cadeia logística do País. Precisamos ter essa parceria com os varejistas, que conhecem o que é mais essencial, os hábitos do povo brasileiro, a quem chamamos de mercado. Por isso, construir políticas para o futuro será essencial para todos”, comenta Pimentel.
Para o presidente do IDV, Fernando de Castro, a flexibilização permitirá formar pessoas para o mercado de trabalho que poderão, depois, atuar em outros setores da economia. “Esta parceria é muito importante, pois o varejo, por ser o maior empregador privado do país, pode contribuir muito para a geração de emprego e renda no Brasil”, analisa.
