As recentes medidas do governo para restringir o crédito e a decisão de grandes varejistas em diminuir o número de parcelas nas vendas a prazo não reduziram o ímpeto dos consumidores pelas compras de eletroeletrônicos. E diferentemente dos anos anteriores, em que um único produto dominou as vendas de Natal, neste ano a procura está diversificada. Notebooks, smartphones e televisores estão liderando as vendas, com crescimentos superiores a 65%.
“Em taxa de crescimento, as vendas de smartphones foram mais fortes, mas em número eles ainda representam pouco menos da metade do mercado de notebooks”, afirma o coordenador de pesquisas da consultoria IDC, Luciano Crippa. Ele também observa que as vendas de televisores de LCD e LED apresentaram um crescimento acima do esperado neste fim de ano, concorrendo de forma indireta com as vendas de computadores.
A IDC estima um crescimento de 65% nas vendas de notebooks e expansão de 200% nas entregas de netbooks. Para o segmento de computadores de mesa (desktops), a previsão é de aumento de 3% a 5%. O mercado de computadores como um todo deve crescer de 20% a 24%, alcançando até 13,8 milhões de unidades vendidas em todo o ano.
Para a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), o setor como um todo deve registrar neste fim de ano crescimento de 20% em relação ao mesmo período de 2009.
Fonte: Valor Econômico
