A rede mato-grossense Modelo oferece aos consumidores, desde o início do mês, a nova coleção de sacolas retornáveis produzidas pelas fiandeiras da ONG Mato Forte, que utilizam embalagens originais de alguns produtos comercializados pela varejista para a confecção das peças. O objetivo é estimular o consumo consciente e disponibilizar à população de Cuiabá e região alternativas de sacolas ecológicas.
O projeto, iniciado em agosto de 2007, traz o conceito do consumo inteligente para a comunidade, isto é, o consumidor contribui com a redução do lixo gerado diariamente com as sacolas plásticas descartáveis, cada vez que vai às compras.
Segundo o presidente da Associação Mato Forte, Ulisses Calhao, o diferencial das sacolas retornáveis é o fato de serem confeccionadas a partir de embalagens de produtos e de serem levadas às lojas pelos clientes. Materiais como sacos de laranja, batata, cebola, açúcar, ração de animais, telas de construção, fibras, entre outros, se transformam em belas peças, geram renda e preservam a natureza. Cerca de 300 pessoas estão diretamente envolvidas no projeto, sendo que dessas, 70 são artesãos da capital. As novas sacolas podem ser encontradas nas unidades Miguel Sutil, Hiper Aeroporto e Hiper Santa Rosa, e os preços variam de R$ 4,99 a R$ 44,90.