14 de fevereiro de 2011. Esta é a data em que os supermercados de Monte Mor, na Região Metropolitana de Campinas (RMC), deixarão de fornecer sacolas plásticas aos consumidores. A iniciativa conta com o apoio da Associação Paulista de Supermercados (APAS), da Prefeitura Municipal, da Associação Comercial e Empresarial de Monte Mor e do Procon de Monte Mor. Com isso, a cidade passa a ser a primeira da RMC e a segunda no Estado de São Paulo a adotar a campanha “Vamos tirar o planeta do sufoco” – a primeira foi Jundiaí, que aboliu as sacolas em 31 de agosto deste ano.
Para apresentar o projeto, lançado no final de outubro com o objetivo de despertar nos consumidores a importância da preservação do meio ambiente, uma reunião foi realizada esta semana com a participação de Palimércio de Luccas (Supermercado Luccas e diretor de Regionais e Distritais APAS); Maycon Santos (Supermercado Luccas); Marcelo Rezende (Mercadinho Rezende); Beatriz Murback (Rede Extra); Joaquim Moura da Silva (Supermercado Vida Nova); Evandro Novaes (Supermercado Paulista); Anderson Mantovani (Supermercado Sevan) e Lauana Sarsur (advogada da Associação Comercial e Empresarial de Monte Mor).
De acordo com o coordenador da ação, Palimércio de Luccas, todos os supermercados da cidade aderiram à campanha – lá atuam os grupos Carrefour e Pão de Açúcar como grandes redes, e os demais representam pequenas lojas. “Quinze toneladas de plástico deixarão de ser jogadas por mês nos aterros sanitários – Monte Mor tem cerca de 50 mil habitantes (Censo IBGE 2010). Isso representa uma vitória para o meio ambiente e às futuras gerações”, ressaltou.
A campanha prossegue com a distribuição de folhetos à população, incentivando desde já o hábito de levar sacolas aos mercados, antes de a nova norma entrar em vigor. Em fevereiro, o comércio local oferecerá somente alternativas sustentáveis para os clientes acondicionarem suas compras: sacolas biodegradáveis feitas de amido de milho ao custo de R$ 0,19 a unidade; retornáveis de TNT vendidas a R$ 1,85; ou ainda caixas de papelão.
