Depois de conseguir a redução média de 70% na distribuição de sacolas plásticas em diversos supermercados da capital, a Associação Paulista de Supermercados (Apas) quer uma nova conquista na segunda etapa da campanha junto à população.
“Com esta nova fase, queremos fazer com que o consumidor não se esqueça de levar a sua própria sacola, internalizando este comportamento positivo”, afirma a esta coluna o vice-presidente da Apas, Paulo Pompilio. Segundo ele, a ideia é continuar motivando a revisão de hábitos e costumes em benefício de algo maior, a preservação do meio ambiente.
Estímulo às ecobags
A segunda etapa da campanha “A mudança de hábito começa com todos nós”, que incentiva o uso de ecobags pelos consumidores, foi lançada e faz parte do acordo firmado em maio deste ano entre a Apas e o Procon para o período de adequação do consumidor paulistano à nova legislação municipal, até 11 de novembro.
Nesta fase, a campanha enfatiza o estímulo aos consumidores da capital paulista em utilizarem a sacola reutilizável ou outro meio para transportarem mercadorias nos supermercados e outros comércios.
Associados da capital: troque os cartazes nas lojas
A partir do dia 1º de outubro, a nova etapa da Campanha “A mudança de hábito começa com todos nós”, fruto do Acordo firmado entre APAS e Procon-SP para os supermercados da capital, ganha novas ações para interagir com a população. Durante o mês de outubro, as peças visuais estarão expostas em painéis nas estações Tamanduateí e Itaquera do Metrô/CPTM.
Já no período de 15 de outubro a 15 de novembro, as mensagens também serão veiculadas na TV Minuto, do metrô. O objetivo é aproximar o tema dos consumidores, a partir da inserção da ecobag no dia a dia das pessoas. Desta forma, a troca dos materiais de comunicação nas lojas por parte dos supermercadistas se torna ainda mais importante.
Neste contexto, a APAS e o Procon-SP desenvolveram novas peças online e de PDV para auxiliar neste momento, de maneira a parabenizar o cliente que já mudou seu hábito e estimular os que ainda precisam se adaptar. Os supermercados devem expor as novas peças de comunicação nas lojas em pontos de grande circulação, como entrada, estacionamento, área de atendimento ao cliente e checkouts.
A APAS enviou a cada loja um kit contendo quatro modelos de cartazes grandes para cavaletes e um modelo de cartazete para a área do SAC. Além disso, é possível baixar aqui pelo Portal APAS as demais peças online, como imagens para posts nas redes sociais e banners para site. Clique aqui.
Fonte: Liliana Lavoratti, editora de fechamento do DCI