O presidente da Associação Paulista de Supermercados (APAS), João Galassi, anunciou que o setor vai se articular para apoiar o fornecimento de batatas em sacos menores. Em vez dos tradicionais 50 kg, alguns fornecedores já trabalham com embalagens de 25 kg, que agradam mais aos varejistas. Além disso, sacos
maiores danificam o produto, dificultam o manuseio e o armazenamento e aumentam as perdas.
Sebastião Galassi, diretor comercial da Rede Galassi Supermercados – com quatro lojas em Campinas – afirmou que a diminuição no peso da embalagem pode reduzir em até 10% as perdas de batatas, evitando assim o desperdício. “Com isso, podemos disponibilizar aos consumidores uma mercadoria de melhor qualidade”, disse. Ele ressaltou que às vezes não é possível trocar o fornecedor (de 50kg para 25kg) por este não oferecer um produto de qualidade.
Embora a novidade envolva investimentos na cadeia, a expectativa é de que haja resposta positiva do mercado, uma vez que a iniciativa trará benefícios para todos, sobretudo para a saúde dos funcionários, tanto dos produtores quanto do varejo.
Somente na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), são comercializadas 211,2 mil batatas por ano, o que representa um volume financeiro de R$ 219,1 milhões.
