O instituto de pesquisa Nielsen apresentou um estudo especial sobre a importância do combate à ruptura (falta de produto na gôndola) em indústrias e varejistas. A exposição do trabalho aconteceu durante o 28º Congresso da APAS 2012 na manhã de quarta-feira (9 de maio), na sala Comercial Ambev, e foi feita por Lenita Mattar, gerente de atendimento do instituto.
Segundo a profissional, há grande vontade tanto de indústrias como do varejo em combater o problema, mas há desafios a serem superados – que variam desde a percepção do que é ruptura até a forma de medi-la – para que haja um trabalho em conjunto entre eles.
O estudo da Nielsen também apontou que, na maioria das situações em que o produto não é encontrado na gôndola, o consumidor acaba por adquirir outra marca da concorrência. A palestrante alertou a respeito do prejuízo para os supermercados e para os fornecedores que essa falta faz, tanto para o faturamento como para a imagem.
Entre as possibilidades de melhorias para combater o problema, apareceram no estudo o investimento em tecnologia – com ferramentas que quantifiquem o problema e traduzam em números o quanto se ganha reduzindo a ruptura – e uma comunicação alinhada, inclusive entre departamentos pares nas empresas – como por exemplo comercial do varejo e comercial da indústria.
O estudo da Nielsen foi baseado em pesquisa qualitativa com indústrias e varejo e também a partir de um levantamento feito pelo instituto em oito mil lares brasileiros.
